1.Procedimentos de solicitação de Acesso. A solicitação de acesso deverá ser feita através de E-mail (
abastecimento@liquigas.com.br) ou via fax (51-3462-9001).
2.Regras e prioridades de atracação determinadas pela autoridade portuária. Deverá ser seguida à programação da Petrobrás para cobrir o déficit existente entre a Produção REFAP e a demanda do mercado local.
3.Preferência do Proprietário programada. Deverá ser seguida a programação.
4.Política de alocação da capacidade do terminal entre os usuários. Píer - Estará liberado para terceiros 02 dias por semanas. Tancagem - Nossa tancagem é dimensionada para nossa demanda (exclusivamente operacional).
5.Informações e condições requeridas para os equipamentos de transporte (embarcações e veículos) que utilizarão o Terminal. As embarcações deverão possuir condições de navegar em trechos com calado de 17 pés. A retirada de GLP de nossa tancagem será feita através de carretas previamente vistoriadas pelo nosso Departamento de Segurança. O transbordo do GLP do navio para a nossa tancagem será feita através de mangotes de borracha de 4" de diâmetro.
6.Instalações do Terminal, incluindo suas características e arranjo, e capacidade de armazenagem por Produto; O tergasul está Localizado no Arroio das Garças e pertence a Liquigás e Supergasbras. A vazão de GLP depende das características de cada navio sendo que na média encontramos 200Ton/hora. A capacidade operacional de armazenamento é de 1485 Ton para a Liquigás e 660 Ton na Supergasbras.
7.Características do sistema de carga e descarga de Produtos. Dependendo da densidade do GLP e da capacidade de tancagem e bombeamento do navio, demoramos 24 horas para descarregar um navio pequeno (linha "Gua") e 48 horas para os navios grandes (linha "W").
8.Serviços complementares e de apoio do Terminal. Possuímos uma brigada de combate a incêndio (formada por Bombeiros) que acompanham toda a descarga. Um vigilante que permanece enquanto o navio estiver ancorado. Uma coordenação para acompanhar as quantidades descarregadas. Uma agência Marítima.(Sampaio Nickhorns S. A.).
9.Especificação - requisitos de qualidade - para aceitação de Produtos. Conforme Certificado de ensaio da Petrobras.
10.Variações da qualidade dos Produtos Conforme Certificado de ensaio da Petrobras.
11.Responsabilidades por contaminações. A responsabilidade é da Cia que nos entregou o GLP.
12.Instalações de lastro e deslastro. Mantemos sempre 5% de lastro nos tanques para efeito de medição inicial.
13.Sistema de combate a incêndio e segurança. Plano de Emergência e Manutenção do Tergasul.
14. Procedimento e normas de proteção ambiental, segurança e operação. Plano de Emergência e Manutenção do Tergasul.
15.Limitações de operações do Terminal em função das condições meteorológicas e hidrológicas (tais como velocidade máxima do vento, altura máxima de ondas, marés, etc.) O problema é a passagem em Rio Grande. Quando o Navio está ancorado no Tergasul nunca tivemos que interromper um bombeio.
16.Condições de recebimento e expedição de Produtos. Prazo máximo de armazenagem para terceiros: 01 dia Volume mínimo para recebimento: 1000 Ton Volume mínimo para entrega : 500 Ton Medição e controle : conforme a atual (Coordenação controla) Amostragem, segregação : Refap.
17.Condições para protestos (reclamações), acordos e tempos de atendimento. Prestação de serviços de descarga: via E-Mail ou fax (item 01).
18.Obrigações e responsabilidades do operador. Executar o transbordo e o carregamento de carretas dentro das normas de segurança da Liquigás e Refap.
19.Obrigações e responsabilidades do carregador. Adquirir produtos dentro das especificações e fornecer carretas dentro das normas vigentes.