O leite materno é o melhor e o mais completo alimento do mundo, sendo recomendado até os 2 anos de vida ou mais, e de forma exclusiva nos primeiros 6 meses. Ele é fundamental à saúde dos recém-nascidos, especialmente dos bebês prematuros e de baixo peso que estão internados em unidades neonatais e não podem ser alimentados por suas mães.
Os benefícios da amamentação:
Para o bebê
Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas evitáveis. Além disso, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Ele também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Ainda há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo dos bebês.
Para a mãe
Reduz o peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Reduz o risco de diabetes e de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.



Doar leite materno é um ato voluntário que ajuda crianças a crescerem fortes e saudáveis.
Saiba mais sobre a doação de leite materno e acesse o Banco de Leite Humano da sua região:
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doacaodeleite/